A Confeitaria

 

Confeitaria XV




Fundada em 1964 por Ingo Burchardt, a Confeitaria XV ficava em um casarão antigo da rua XV de novembro. Foi comprada pela família Burini em 1981, estando localizada na rua 9 de março, onde hoje existe uma agencia de turismo.

A história da Confeitaria XV começa no ano de 1964, quando foi fundada por Ingo Burchardt e sua esposa Silvia, e estabelecida em um casarão antigo na rua XV de Novembro. Em 1981, a confeitaria, nessa época mudada para a rua 9 de março, é adquirida por Oswaldo e Marlete Burini, que decidiram ter o seu próprio negócio após dois anos arrendando a Confeitaria Dietrich. Sob o comando dos Burini até hoje, a Confeitaria XV é uma empresa familiar, com os filhos de Oswaldo e Marlete, Jean e Janaína, seguindo os passos dos pais dentro da empresa.

Agora com duas sedes, uma na rua XV de Novembro e outra na Visconde de Taunay, a empresa se consolidou como sinônimo de qualidade e preço acessível, contando com uma equipe de 60 profissionais, entre auxiliares de serviços gerais, atendentes, padeiros, motoristas, gerentes e confeiteiros. Muitas das receitas são mantidas há mais de 30 anos, como a do Bolo Inglês, da Torta Marta Rocha e do Apfelstrudel, que também é o carro-chefe da XV. Hoje, a confeitaria conta com uma variedade de mais de 50 bolos e tortas, além dos salgados, cucas, folhados, e muitos outros, e toda produção é comandada pela dona Marlete, que diariamente coloca a mão na massa.

Acima de tudo, a Confeitaria XV constitui uma união familiar. A participação de todos os funcionários é fundamental, além da própria família, para que juntos possam dar continuidade ao sonho que se iniciou há mais de três décadas, em 1981.